Empreender muitas vezes é um movimento solitário. Temos uma ideia e o desejo de viver dela, mas para tornar isso realidade é necessário construir um negócio que seja prazeroso ao mesmo tempo que sustentável, e isso não é fácil.
O mercado de moda em especial traz consigo desafios únicos, pois mistura gosto, estética, identidade com a objetividade das novas tecnologias de comunicação, produção e venda. A vertical #BUSINESS do GMT ajuda a expansão da criatividade de maneira sustentável. Seja para um negócio pessoal ou para atuar como consultor, nosso conteúdo abre espaço para negócios com estética inovadora e viabilidade comercial.
“Eu tive a oportunidade de trabalhar com diferentes tipos de marcas com tempo de estrada e realidades diversas. Não existe uma fórmula milagrosa de sucesso, mas construir um roteiro para direcionar seu caminho, certamente ajuda a evoluir com mais tranquilidade. Muitas vezes os estilistas começam suas marcas de forma intuitiva, recebem uma resposta positiva nos primeiros anos e depois de um tempo, as dificuldades começam a aparecer.
Nesse momento percebemos que para manter sua relevância no ecossistema de moda, a marca precisa refletir sobre sua identidade, público e principalmente criar estratégias para o seu negócio”. Olivia Merquior
O curso completo chama-se EXMM > Expansão de marcas de moda: mercado nacional e internacional e é composto por 4 STEPs com conteúdos organizados em sequência, sendo assim, cada STEP pode ser feito em tempos espaçados, mas necessariamente em ordem (para fazer o STEP 2 você precisa completar o STEP 1). Cada módulo tem o objetivo de construir um roadmap para o desenvolvimento de uma marca de moda. Ao longo dos STEPs ficará cada vez mais claro para os participantes seus pontos forte e fracos, onde encontrar melhores oportunidades e como se preparar para enfrentar desafios futuros.
Os conteúdos são voltados para designers, consultores independentes e empresários que desejam desenvolver suas marcas de forma estruturada para alcançar projeção nacional e internacional.
O segredo está em conseguir equilibrar coleções impactantes com inteligência comercial.
Você vai aprender a construir uma identidade de marca forte e a fortalecer sua vocação criativa.
Você saberá definir seu negócio e montar estratégias de sustentabilidade comercial.
Você vai entender como definir sua mensagem e ampliar seu alcance usando novas tecnologias.
Você aprenderá a construir uma coleção mais inteligente e equilibrar designs inovadores com viabilidade comercial.
Você terá orientação e receberá uma lista de contatos profissionais para criar imagens de moda de impacto e alto engajamento.
Você terá a chance a apresentar sua marca para importantes nomes do mercado nacional e internacional.
Você entenderá que existe diversas formas de sustentar uma marca de moda para além da venda de roupas.
Dividido em 4 módulos independentes os cursos #BUSINESS são direcionados para quem quer se tornar ou desenvolver marcas de moda relevantes, inovadoras e sustentáveis.
STEP # 1 — Quem sou eu? A psicanálise da marca e do seu criador.
Nesta etapa, colocaremos todas as suas ideias abstratas em recursos visuais. É terapia! Precisamos encontrar as respostas certas para construir uma visão forte da marca. A partir de uma profunda pesquisa estética e de mercado os participantes terão mais consciência sobre sua identidade, estilo, qual o papel da marca no ecossistema da moda e quais são seus principais concorrentes e aliados. A partir desse diagnóstico analítico serão definidas as bases e as expectativas para os STEPs seguintes.
Expo 1
Ao longo dos encontros os participantes devem produzir a primeira parte de uma apresentação de marca seja como proprietário ou consultor. Serão convidados profissionais com experiência para feedbacks reais de mercado. A apresentação não é obrigatória, mas é necessária para avançar para o próximo módulo.
STEP # 2 — Que tipo de negócio sou eu? Como construir uma marca de alcance local, global e universal.
Nesta etapa, trabalharemos a estratégia do negócio de acordo com expectativas e realidade de investimento. Não importa se os recursos sao fartos os escassos e sim se eles sao aplicados de maneira inteligente. Definiremos um modelo de negócio para garantir a sustentabilidade financeira. Além disso, é hora de identificar a audiência da marca, onde incluímos tipos de clientes (reais e potenciais), perfil de colaboradores, possíveis parceiros, amplificadores de publico e oportunidades com outras empresas e instituições.
Expo 2
Ao longo dos encontros os participantes devem produzir a segunda parte de uma apresentação de marca seja como proprietário ou consultor. Serão convidados profissionais com experiência para feedbacks reais de mercado. A apresentação não é obrigatória, mas é necessária para avançar para o próximo módulo.
STEP # 3 — A mensagem. Como se fazer ouvir e por quem.
Nesta etapa definiremos a massagem da marca. O que a marca deseja comunicar? Com quem? Onde? Como? Vamos definir como os valores da marca serão difundidos estrategicamente na mídia online e offline.
Expo 3
Ao longo dos encontros os participantes devem produzir a terceira parte de uma apresentação de marca seja como proprietário ou consultor. Serão convidados profissionais com experiência para feedbacks reais de mercado. A apresentação não é obrigatória, mas é necessária para avançar para o próximo módulo.
STEP # 4 — O produto + A imagem. Materializando ideias e desejos.
Nesta etapa, transformaremos todas as pesquisas anteriores em produtos e imagens (editoriais e campanhas). Vamos planejar os produtos, o fluxo de trabalho mais pertinente com a estrutura marca e sua equipe de criação. Definiremos o mix de produtos e serviços. É também nesta fase que aprendemos a construir propostas para campanhas e conteúdos de divulgação. Com produtos e imagem definidos organizaremos o pipeline de difusão para o lançamento (ou re-lançamento) da marca.
Expo Final
Ao longo dos encontros os participantes devem preparar a última parte da sua apresentação de marca seja como proprietário ou consultor. Serão convidados profissionais com experiência para feedbacks reais e abertura de oportunidades de mercado. A apresentação não é obrigatória, mas é necessária para aqueles interessados na formação profissional em brand consulting.
para MARCAS
Você está construindo uma marca e precisa de orientação nesse processo? Você já tem uma marca, mas precisa de um olhar externo para alinhar o seu negócio? Faça um acompanhamento mensal, semanal ou diário para compartilhar ideias e melhorar suas chances de sucesso. (horários limitados)
para CONSULTORES
Você é consultor e acompanha marcas no desenvolvimento do seu negócio, mas sente que precisa trocar informações e insights com alguém com experiência local e internacional? Faça um acompanhamento mensal, semanal ou diário para compartilhar ideias e melhorar seus processos de consultoria. (horários limitados)
Você deseja se tornar um profissional certificado em brand consulting? Quer trabalhar ajudando marcas a diagnosticar seus problemas e encontrar oportunidades no mercado? Para os interessados em ter a certificação de brand consulting, é necessária a participação satisfatória nos 4 módulos #BUSINESS, além do atendimento aos processos de monitoria de turmas e mentoria de pelo menos 2 projetos profissionais com empresas parceiras GMT.
A cada módulo, inscritos recebem um certificado digital. De acordo com presença, participação e expo apresentadas as qualificações podem variar entre Nível 3, Nível 2 e Nível 1.
Nível 3 (3rd Class)_ Atendeu a mais que 50% dos encontros presenciais
Nível 2 (2nd Class)_ Atendeu aos encontros presenciais de forma participativa e contribuiu para o desenvolvimento do grupo nos diversos canais disponíveis.
Nível 1 (1st Class)_ Atendeu aos encontros presenciais de forma participativa, contribuiu para o desenvolvimento do grupo nos diversos canais disponíveis e atendeu às demandas dos exercícios do módulo.
Formação profissional: Interessados em formação profissional precisam necessariamente receber a qualificação Nível 1 (1st Class) nos 4 STEPs #BUSINESS.