Trabalhar com MACRO TENDÊNCIAS é o sonho de muitos profissionais de moda. Muitas vezes, no entanto, as pessoas se enganam ao acreditar que o conteúdo de macro forecasting se resume a conhecer lugares e pessoas interessantes, frequentar desfiles e acompanhar perfis nas redes sociais. É muito mais do que isso.

Um Macro Trender de sucesso é aquele capaz de mergulhar fundo nos movimentos da sociedade, transitando por diferentes áreas de conhecimento e, principalmente, tendo criatividade para elaborar narrativas relevantes que ajudam a orientar designers e empresas para o futuro do mercado. Esse profissional tem a capacidade de analisar dados ao mesmo tempo que se entrega à imaginação.

 
 
 

Você ama moda e seu desejo é trabalhar definindo conceitos e culturas relevantes no mercado nacional e internacional? 

“As pessoas me perguntam como eu construí minha carreira internacional. A resposta não é simples, não vem de um método fechado, mas os passos essenciais para você iniciar a sua carreira, eu mostrarei nesse curso”. - Olivia Merquior


O Global Macro Trends não é apenas um curso de tendências e sim uma oportunidade para você aprender como funciona o sistema de moda global.

Olivia Merquior é uma das principais pesquisadoras de macrotendências para moda, beleza e cultura do Brasil. Foi a primeira latino-americana a fazer parte da equipe de moda do Première Vision Paris, evento multinacional responsável pela organização e difusão das cores e conceitos que se tornam tendências no mercado de luxo mundial.

Olivia trabalhou por 10 anos como coordenadora de moda do grupo, tendo a oportunidade de participar dos exclusivos encontros internacionais durante a semana de moda de Paris. Ao lado da equipe francesa e dos mais prestigiados pesquisadores mundiais, Olivia desenvolveu uma visão apurada para antecipar o que será desejo e negócio na moda. Quer saber como desenvolver esse olhar?

Nesse curso você vai aprender como aprofundar suas bases de pesquisa de macro-tendências globais. O programa é dividido em 4 módulos organizados para ensinar as bases essenciais de pesquisa, interpretação e apresentação de projetos para o mercado nacional e internacional.

O curso é uma ferramenta essencial para que pesquisadores, coolhunters e profissionais de comunicação, marketing, estilo, empreendedores do mercado criativo e consultores de moda fortaleçam suas capacidades de análise, proposição de hipóteses e construção de storytellings relevantes, por meio da previsão de tendências. Ao final do curso, os participantes serão capazes de aprimorar sua inteligência para interpretação dos movimentos globais e de construir conceitos para projetos e coleções com antecedência estratégica.   

 
 
Raquel Couceiro
  • Os módulos buscam desenvolver uma percepção qualificada e antecipatória para pesquisadores de moda e outros profissionais relacionados com análise de tendências em design e comportamento.

  • Vamos aprender a olhar para os momentos emergentes que antecedem as criações das grandes maisons internacionais.

  • Você entenderá os caminhos percorridos na construção conceitual de pesquisas para o mercado de luxo internacional dependendo de movimentos sócio-político-econômicos.

  • Você vai compreender como os movimentos de moda antecipam mudanças estruturais na sociedade.

  • Você aprenderá sobre a jornada das tendências desde sua identificação macro até sua migração para o mercado de massa.

  • Nos encontros, ficará claro porque a compreensão de temas fora do âmbito da moda é primordial na construção de histórias de diferentes criadores e consumidores ao longo das últimas décadas.

  • Os participantes serão capazes de decodificar origens e caminhos futuros para o mercado.

  • Ao final do curso completo, vamos entender como movimentações estéticas e de comportamento consumidor são traduzidas e conceitualizadas em projetos, books e coleções.

 

Dividido em 4 módulos independentes os cursos #CREATIVE são direcionados para quem quer se tornar um Macro Trender com atuação internacional. 

MÓDULO #1_ Zeitgeist e Narrativa

Nesse primeiro módulo, você vai aprender a antecipar movimentos que definem o Zeitgeist da nossa era e entender como construir narrativas relevantes para o mercado de moda e cultura. Vamos descobrir fontes inusitadas que influenciam os criadores antes das passarelas internacionais. Mostraremos técnicas de pesquisa autorais, cronogramas de implementação e elaboração de conceitos fundamentais para defender suas ideias. Além disso, o curso vai te entregar os melhores formatos de apresentação para empresas e eventos, com exemplos de pesquisa reais apresentadas para clientes nacionais e internacionais. Vamos trabalhar de forma intensiva teoria e prática. 

Projeto 1

Ao longo dos encontros os participantes devem produzir a primeira parte de um projeto de pesquisa onde são estabelecidas a análise de Zeitgeist e a narrativa principal que irá conduzir todo o projeto final da pesquisa. A entrega do projeto não é obrigatória, mas é necessária para aqueles interessados na formação profissional. 

MÓDULO #2_ Público, estilo e estéticas emergentes

No segundo módulo, vamos aprender a identificar estéticas emergentes e a segmentar as narrativas principais para públicos heterogêneos. Participantes serão introduzidos ao conceito de estilo e como ele deve ser aplicado de acordo com os diferentes perfis de marcas. O módulo vai garantir que os profissionais tenham habilidade para decantar um mesmo Zeitgeist e narrativa em sub-temas relevantes para targets segmentados, conseguindo assim aumentar o engajamento entre públicos locais e globais.

Projeto 2

Ao longo dos encontros os participantes devem produzir a segunda parte de um projeto de pesquisa onde são estabelecidas as segmentações de público da pesquisa a partir de uma mesma narrativa principal. O projeto definirá estilos e temas para públicos diversos. Essa segunda parte da pesquisa servirá de base para a terceira etapa do projeto final de pesquisa. A entrega do projeto não é obrigatória, mas é necessária para aqueles interessados na formação profissional. 

MÓDULO #3_ Design e produto: cores, formas, texturas, estampas, detalhes

O foco do terceiro módulo é a construção estética de produtos e serviços ligados à moda, beleza e à indústria cultural. A partir das definições dos dois módulos anteriores, serão estudados os elementos de design pertinentes à construção de coleções, projetos e serviços com relevância para os próximos anos. Ao fim do módulo, os participantes deverão ter desenvolvido um olhar mais atento para identificação de cores, formas, texturas, composição, estampas, detalhes e demais assuntos relacionados à construção estética e à materialização dos temas construídos a partir do Zeitgeist e da narrativa principal.

Projeto 3

Ao longo dos encontros os participantes devem produzir a terceira parte de um projeto de pesquisa onde são definidos os elementos estéticos de produtos e serviços relacionados à narrativa principal e aos sub-temas projetados para segmentos específicos de público. Essa terceira parte da pesquisa servirá de base para o projeto final de pesquisa. A entrega do projeto não é obrigatória, mas é necessária para aqueles interessados na formação profissional. 

MÓDULO #4_ Construção de caderno profissional

O quarto e último módulo visa o fechamento final da pesquisa. Nesse momento você vai aprender técnicas de design gráfico para organizar visualmente sua apresentação de forma profissional. Nesse momento serão também trabalhadas técnicas de apresentação e edição de conteúdo para plataformas presenciais, online ao vivo e gravadas. Os participantes aprendem a organizar seu material de forma profissional e a construir uma audiência engajada com seu estilo de pesquisa. 

Projeto Final

Ao longo dos encontros os participantes devem fechar o seu projeto de pesquisa e transforma-lo em em caderno de Macro Tendencias profissional. A entrega do projeto não é obrigatória, mas é necessária para aqueles interessados na formação profissional. 


 

“Gostei muito da metodologia, do direcionamento, organização e montagem do material pesquisado. Privilégio de conhecer apresentações feitas pela Olívia para Première Vision e Melissa”.

- Ellen Leite, Focus Textil, #CREATIVE Módulo 1

“Amei o curso por trazer assuntos pouco abordados no mercado. É diferente do coolhunting, que eu já conhecia. Gostei muito do fornecimento de material de apoio como o e-book, gravações, textos avulsos e podcast, assim também como o exercício de fixação”.

- Karen Nascimento, pesquisadora, #CREATIVE Módulo 1


 

Aula #1_ Macro: entendendo o que você faz.

  • Introdução e trajetória.

  • O que são macro-tendências?

  • Como a pesquisa atua nas empresas?

  • Quem oferece esse serviço no mercado?

  • Qual o perfil do profissional de pesquisa macro?

  • Como construir sua trajetória, começando hoje.

  • Se preparando para iniciar uma nova pesquisa.

Aula #2_ Zeitgeist: abrindo seus sentidos para receber mensagens.

  • Você acha que sabe o que é Zeitgeist?

  • Como ele se manifesta?

  • A importância de ser estrangeiro, sempre

  • A percepção de “futurismo” e previsão ao longo da régua histórica

  • Organização da pesquisa a partir do Zeitgeist.

Aula #3_ Narrativa: descobrindo ordem em meio ao caos.

  • O que é a narrativa de pesquisa macro?

  • O recorte do mundo de acordo com a sua história.

  • Mitos e Rituais constituintes da memória social

  • Globalização x Comunidades Locais

  • Procurar, decifrar, colecionar, editar, organizar e contar

  • Definindo a sua threadline.

Aula #4_ Apresentação: criando cultura.

  • Como organizar suas ideias?  

  • A importância da edição de ideias.

  • Escrevendo sua história de maneira inteligente e potente.

  • A plataforma escolhida faz toda a diferença.

  • Elementos de suporte, cereja do bolo.

  • Luz, projetor, microfone… é a hora de criar cultura.


 

Os cursos do GMT estão em constante evolução. Todos os módulos #CREATIVE agora contam com mais 2 encontros especiais, além das 4 aulas ao vivo de conteúdo.

APRESENTAÇÃO DE PROJETO 

Encontro onde os participantes tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos para grandes nomes do mercado de pesquisa e tendências globais.

* Dependendo do convidado, em alguns casos a apresentação deverá ser feita em inglês. ** As pessoas interessadas na formação profissional necessariamente deverão apresentar o projeto.

FEEDBACKS PERSONALIZADOS 

Os participantes que apresentarem o projeto receberão feedbacks personalizados em encontros individuais. Uma oportunidade única de aprimorar seus métodos e habilidades de apresentação.


 

Você está desenvolvendo um projeto de pesquisa pessoal ou para sua empresa e precisa trocar insights e informações com alguém experiente na área? Você é profissional de pesquisa de tendências e quer atualizar seus métodos para evoluir seu conteúdo? Faça um acompanhamento mensal, semanal ou diário para conseguir o melhor resultado dos seus projetos. (horários limitados)


 

Você deseja se tornar um profissional certificado em macro forecasting? Quer trabalhar identificando movimentos de mercado e criando hipóteses de futuro para a cultura global? Para os interessados em ter a certificação como profissional de Macro Tendências Globais, é necessária a participação satisfatória nos 4 módulos #CREATIVE, além do atendimento aos processos de monitoria de turmas e mentoria de pelo menos 2 projetos profissionais construídos e apresentados em português e inglês para empresas parceiras GMT..

 

 
 

A cada módulo, os inscritos recebem um certificado digital. De acordo com presença, participação e projeto apresentado as qualificações podem variar entre Nível 3, Nível 2 e Nível 1.  

Nível 3 (3rd Class)_ Atendeu a mais que 50% dos encontros presenciais

Nível 2 (2nd Class)_ Atendeu aos encontros presenciais de forma participativa e contribuiu para o desenvolvimento do grupo nos diversos canais disponíveis.

Nível 1 (1st Class)_ Atendeu aos encontros presenciais de forma participativa, contribuiu para o desenvolvimento do grupo nos diversos canais disponíveis e atendeu às demandas dos exercícios do módulo. 

Formação profissional: Interessados em formação profissional precisam necessariamente receber a qualificação Nível 1 (1st Class) nos 4 módulos #CREATIVE.


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