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Classe 1: MODA E TECNOLOGIA, ORNA?

Do verbo ornar que sua tia sugeriu como combinar, mas que na raiz quer dizer armar ou fazer brilhar. Ou seja, dá match?

Na estreia do podcast Tecnologia e Cultura, Olivia Merquior e Henri Moi convidam você a mergulhar na fascinante interseção entre dois universos aparentemente distantes.

Se você já ouviu o nosso primeiro episódio, sabe que o nosso papo é recheado de referências. Por isso, separamos cada uma delas aqui. Este é o momento de aprofundar seu conhecimento sobre estilo e tecnologia.

“Makeover Madness”, Vogue Itália. Julho de 2005.

Este editorial e matéria de capa gira em torno do boom das cirurgias plásticas, mergulhando nas nuances da obsessão contemporânea pela perfeição estética. Cada imagem, cuidadosamente composta, retrata mulheres já consideradas perfeitas submetendo-se a procedimentos cirúrgicos, questionando os padrões de beleza convencionais.

Através da glamorização dos procedimentos estéticos, o fotógrafo Steven Meisel nos convida a refletir sobre as expectativas impostas pela sociedade e a complexa relação entre autenticidade e idealização na era da imagem.

Leia mais:

Makeover madness. What if the 2005 Vogue Italia shoot had been shot today?. Vogue Italia, 2022.

Spring Collection, Alexander McQueen. 1999.

Em um dos desfiles mais icônicos da história da moda contemporânea, o estilista britânico Alexander McQueen surpreendeu o público ao integrar moda e tecnologia de uma forma inovadora para criar arte.

No ápice do desfile, a modelo Shalom Harlow surgiu em um vestido branco sem alças e com um bordado inglês no busto. Cercada por dois robôs, Harlow é atacada por jatos de tinta, pintando seu vestido como uma tela branca enquanto ela girava em uma plataforma circular.

Esse desfile pioneiro não apenas redefiniu os limites da criatividade na moda, mas também estabeleceu um precedente para futuras colaborações entre alta-costura e inovação tecnológica.

Leia mais:

Alexander McQueen’s Spring 1999 Show Is an Endlessly Inspiring Piece of Performance Art. Vogue, 2020.

Remembering the Potente Performance Art of Alexander McQueen's Collection Nº 13 – 20 Years Later. Vogue, 2018.

Aura Blockchain Consortium

A Aura Blockchain Consortium é uma organização sem fins lucrativos que oferece soluções agnósticas de blockchain exclusivamente para marcas de luxo.

Estabelecida por Grupos de Luxo (LVMH, Mercedes-Benz, OTB, Grupo Prada e Cartier, parte do Richemont) que se uniram para o bem comum, a missão da Aura Blockchain Consortium é criar o padrão tecnológico para a indústria de luxo e aprimorar a experiência do cliente.

O Consórcio desenvolveu soluções para todos os setores do luxo, como moda, joias, relógios, automóveis e outros.

Site

1 Granary

1 Granary é uma plataforma global líder em educação de moda e rede criativa, dedicada a capacitar a próxima geração de talentos criativos e impulsionar mudanças positivas na indústria da moda.

Como uma plataforma de mídia e suporte, com sua rede global de mais de 40 escolas de design, a 1 Granary utiliza seu conteúdo, eventos, programa de recrutamento e desenvolvimento de marca para estreitar a lacuna entre talentos emergentes e estabelecidos e fornecer recursos práticos para a próxima geração de mentes criativas.

Site
Instagram

Stelarc, artista.

Stelarc é um artista que visualmente explorou e acusticamente amplificou seu corpo. Ele suspendeu seu corpo em diferentes posições e em vários locais e situações. Utilizando instrumentos médicos, próteses, robótica, sistemas de Realidade Virtual, a Internet e biotecnologia, Stelarc engenhou interfaces íntimas com o corpo, explorando Arquiteturas Anatômicas Alternativas. Atualmente, ele está construindo cirurgicamente e cultivando com células-tronco uma orelha em seu braço, que será eletronicamente aumentada e habilitada para a internet.

Site

Orlan, artista.

Orlan é uma renomada artista plástica francesa, conhecida por obras que desafiam as convenções estéticas e exploram os limites entre arte, corpo e tecnologia. Seu trabalho é marcado pela fusão da arte contemporânea, tecnologia e performance, abordando questões de identidade, feminismo e o impacto da tecnologia no corpo humano. Orlan utiliza uma variedade de mídias, incluindo fotografia, vídeo e instalação, para criar obras provocativas que questionam e redefinem os padrões tradicionais da arte.

Eva Chen leva o mundo da moda para o Instagram

Quando Eva Chen assumiu o cargo de Chefe de Projetos de Moda e Beleza no Instagram em 2015, trouxe consigo uma visão única e um profundo entendimento de “todos os lados do universo fashion, desde a alta-costura até streetstyle, ícones de estilo, new faces, marcas históricas e novos designers”.

Antes de seu papel no Instagram, Eva era conhecida por sua influência como editora de moda e chefe da Lucky Magazine. Sua transição para a equipe do Instagram marcou um momento em que a plataforma estava se tornando um espaço crucial para a indústria da moda, transformando-a em um destino digital para inspiração de estilo, colaborações e narrativas visuais. Eva Chen contribuiu significativamente para fortalecer a presença da moda no Instagram, consolidando-o como um hub criativo para marcas, designers e entusiastas da moda.


Leia mais

Eva Chen é a Nova Contratada do Instagram. Happer’s Baazar Brasil, 2015.

Da Burberry à Apple: Angela Ahrendts deixa o cargo de CEO na gripe de moda britânica e assume nova função na gigante da tecnologia.

A saída de Angela Ahrendts da Burberry para assumir um cargo na Apple em 2014 foi um movimento notável na interseção da moda e tecnologia. Como CEO da Burberry, Ahrendts revitalizou a marca, implementando estratégias digitais inovadoras e integrando a tecnologia de forma única nas lojas físicas. Seu sucesso na Burberry a tornou uma escolha natural para liderar as operações de varejo da Apple, onde ela continuou a focar na experiência do cliente e na integração de tecnologia de ponta nas lojas Apple em todo o mundo. Sua transição destacou a crescente importância da expertise em moda e varejo no cenário tecnológico em evolução.


Leia mais:

Angela Ahrendts, a diretora mais bem paga dos EUA, é uma apaixonada por moda. Fashion Network, 2015.

Apple Watch Hermès

Em 2015, a Apple fez sua primeira collab com uma grife de luxo global, a Hermès. Em parceria, ambas as marcas desenvolveram 03 modelos exclusivos do Apple Watch Series 1. No comunicado oficial, foi dito que: “o Apple Watch Hermès nasceu de uma visão clara na qual a Apple queria apresentar um smartwatch não apenas como um produto tecnológico, mas também como um produto de moda”.


Leia mais:

Apple Watch Hermès: para Jony Ive, parceria entre as empresas é algo nunca antes visto na Apple. MacMagazine, 2015.

Human AI Pin

Em 2023, oito modelos foram vistos usando o smartphone vestível, Humane AI Pin, durante o desfile da Coperni SS24 em Paris. Com uma câmera de 13 MP, GPS, conexão de celular, acelerômetro, sensor de luz, microfone, alto-falante, miniprojetor para comunicação visual e bateria magnética, o AI Pin foi projetado para que os usuários realizem chamadas, naveguem em aplicativos e muito mais enquanto realizam suas atividades diárias, utilizando uma variedade de sensores para permitir interações intuitivas com a computação. Entretanto, o verdadeiro atrativo do wearable é a assistência onipresente de IA via ChatGPT.

A Humane, criadora do dispositivo, afirma que o dispositivo prioriza a privacidade, e isso é estabelecido com sua característica de "não 'sempre ouvindo'", o que significa que não gravará ou analisará conversas, a menos que seja instruído a fazê-lo.


Leia mais:

Projecting Smartphone Humane AI Pin Marks Commercial Debut at Coperni SS24 Show in Paris. Designboom, 2023.

Entenda como funciona o AI Pin, dispositivo que pretende acabar com os celulares. Forbes, 2023.

Este é apenas o começo da nossa jornada pelo fascinante encontro entre moda, cultura e tecnologia. A cada episódio, novas referências e insights que aprofundarão sua compreensão.

Não fique de fora dessa conversa! Ouça agora o episódio Moda e Tecnologia, orna? do GMT Podcast.