
UM CHOQUE DE REALIDADE PARA SOBREVIVER EM UMA INDÚSTRIA DE SONHOS.
A ilusão está muito longe da criação relevante. Nada pior do que ser uma pessoa iludida, incapaz de planejar uma carreira por não conhecer o mundo com o qual deseja trabalhar. Carregados de frases de efeito e discursos copiados das redes sociais, novos (e antigos) profissionais de moda se apoiam em palavras de autoajuda para justificar a falta de interesse do mercado sobre seus trabalhos. Se quisermos realmente fortalecer a moda nacional, precisamos fugir desse esquema de sabotagem.
Nesse curso, vamos entender os pilares da moda de forma direta e prática. Sem jargões abstratos e estímulos místicos, o objetivo é construir olhares mais afiados sobre criação e postura profissional.
PROGRAMA
[22/11] 𝗔𝗨𝗟𝗔 𝟭 > COMO FUNCIONA O SISTEMA DE MODA?
O que é Moda?
O que é Mídia?
O que é Mercado?
O que é Indústria?
O que são Funções no Sistema de Moda?
Como definir o seu lugar no Sistema de Moda?
[29/11] 𝗔𝗨𝗟𝗔 𝟮 > COMO ALGUÉM CONQUISTA VISÃO DE MODA?
O que é Processo Criativo?
O que é Repertório e como construir o seu.
O que são tendências?
O que é curadoria?
Por que desejar a crítica ao elogio?
[06/12] 𝗔𝗨𝗟𝗔 𝟯 > COMO ALGO CONQUISTA VISIBILIDADE NA MODA?
O que é Estética?
O que é Estilo?
O que é Reputação?
O problema da palavra Autoral.
O problema da palavra Artesanal.
Como construir networking?
Como se apresentar?
[13/12] 𝗔𝗨𝗟𝗔 𝟰 > COMO ALGO CONQUISTA VALOR NA MODA?
O que é Negócio?
O que é Cultura?
O que é Produto?
Com quem trabalhar?
Como construir equipe?
Como planejar uma carreira?
INÍCIO
22/NOVEMBRO
TÉRMINO
13/DEZEMBRO
QUANDO?
AULAS SEMANAIS
4 ENCONTROS REMOTOS
E AO VIVO (16H DE CONTEÚDO)
ASSISTA VIA GOOGLE MEET.
SÁBADOS, DE 9h ÀS 11H
O QUE VOCÊ GANHA COM O CURSO?
COM QUEM VOCÊ VAI APRENDER?
Olivia Merquior é estrategista especializada em sistemas de moda nacional e internacional. CEO da IARA, é gestora de projetos de inovação voltados à cultura, moda e tecnologias emergentes. Atua como Business Partner dos principais eventos de inovação do país, como Rio2C e Rio Innovation Week, e lidera a IARA, plataforma reconhecida por aproximar a moda brasileira de referências globais, trazendo nomes como SHOWstudio, Bella Freud, Ib Kamara e a Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM) para o diálogo com o Brasil.
Com mais de duas décadas de experiência no setor, Olivia atua na curadoria e gestão de projetos para a São Paulo Fashion Week, o Sebrae e a ApexBrasil, agência de promoção e exportação do governo brasileiro. Foi pesquisadora de tendências durante dez anos no evento Première Vision Paris, consolidando uma ampla rede de relacionamento internacional com criadores, marcas e instituições. Sua trajetória inclui colaborações com marcas de alto luxo como Bvlgari, nomes consagrados como Lenny Niemeyer, grandes varejistas como Loja Renner e novos talentos da moda brasileira como Aluf, Lucas Leão e Artemisi.